XV Colóquio de Psicologia Escolar
29 de setembro de 2023
Procedimentos de inscrição:
1. Preencher e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento.*
2. Preencher o formulário de inscrição, informando o número do CPF.
3. O código de referência do Colóquio é 4457.
4. Imprescindível apresentar o comprovante de pagamento da GRU na secretaria do Colóquio, para confirmação da inscrição, no dia do evento.
5. No dia do evento não serão realizadas novas inscrições.
*Estudantes do Instituto de Psicologia da UnB estão isentos.
Minicursos
Data: 21 de junho de 2017
Horário: 14:30h
Carga horária: 3h
Valor: R$30,00
Período de inscrições: 01/04/17 a 14/06/17
Procedimentos de inscrição:
1. Preencher e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento.
2. Preencher o formulário de inscrição abaixo.
3. O código de referência do Colóquio é 4457.
4. Imprescindível apresentar o comprovante de pagamento da GRU na secretaria do Colóquio, para confirmação da inscrição, no dia do evento.
5. No dia do evento não serão realizadas novas inscrições.
6. Não há isenção da taxa de pagamento para os minicursos.
Psicologia escolar e o desenvolvimento de competências
Temas a serem trabalhados: Psicologia Escolar, desenvolvimento psicológico humano e abordagem de competências. Sujeito, subjetividade e perfil profissional. Conceito de competência: histórico, características e ampliação conceitual. Mediação do desenvolvimento de competências: mobilização de recursos e intencionalidade. Categorização e classificação de competências. Desenvolvimento de competências em pesquisa e intervenção. Competências em contextos profissionais e nas políticas públicas educacionais. Avaliação de competências. Pesquisa e intervenção em psicologia: metodologias de investigação e avaliação de competências.
Cibercultura e virtualidade: novas pautas para a atuação do psicólogo escolar
O objetivo deste minicurso é apresentar e discutir como as tecnologias de informação e comunicação - TICs têm influenciado nos processos de desenvolvimento humano na atualidade e quais são as suas implicações para a atuação do psicólogo escolar. Também serão expostos resultados de estudos relacionados ao tema e delineados aspectos teórico-metodológicos que devem ser observados na condução de pesquisas na área.
Psicologia Positiva, escola e desenvolvimento humano
A escola é local de desenvolvimento humano, isso é ponto pacífico. Mas, de quais desenvolvimentos estamos falando? Basta o desenvolvimento intelectual? Um bom desempenho acadêmico? Qual tem sido o papel da escola no desenvolvimento intencional do bem-estar, da autoestima, das emoções positivas e das forças de seus alunos e educadores? Este minicurso irá trabalhar algumas das mais recentes contribuições da Psicologia Positiva para o desenvolvimento humano dentro da escola. Denominada de Educação Positiva, este campo da ciência psicológica tem avançado em apresentar teorias e práticas que favoreçam o florescimento nos ambientes educacionais.
Inclusão escolar - discursos e práticas
A proposta de construção de um sistema educacional inclusivo na realidade brasileira, apesar de bem fundamentado teoricamente em princípios democráticos de igualdade, equidade e diversidade, como também, legalmente amparada, se distancia das práticas inclusivas do dia a dia. A cada criança que acompanhamos no processo de inclusão encontramos uma insatisfação de base muito preocupante, o baixo investimento das escolas em oferecerem ao corpo docente um aperfeiçoamento interdisciplinar contínuo. O curso visa discutir criticamente o processo de inclusão da criança diagnosticada como autista, hiperativa, sindrômica, down, entre outras, nas escolas ditas inclusivas. Serão enfocados todos os personagens do processo de inclusão: a criança, os pais, a escola e, sobretudo, o papel das crianças não diagnosticadas no processo da inclusão, um tema pouco debatido na literatura. O enfoque desse tema é oriundo da nossa experiência das visitas às escolas. Percebemos que a inclusão é pensada, soberanamente, em relação à professora, os pais e a criança. E os colegas da turma em que a criança está sendo incluída raramente participam do processo da inclusão. Contexto esse que necessita de maior estudo e orientação aos pares. O curso contará com a apresentação de casos clínicos de inclusão escolar de crianças autistas.