Brasília

 

Brasília é a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal. A cidade está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central. No censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, sua população era de 2.562.963 habitantes, sendo, então, a quarta cidade brasileira mais populosa. Brasília também possui o segundo maior produto interno bruto per capita do Brasil, o quinto maior entre as principais cidades da América Latina e cerca de três vezes maior que a renda média brasileira.

 

Como capital nacional, Brasília é a sede dos três principais ramos do governo brasileiro e hospeda 124 embaixadas estrangeiras. A cidade também abriga a sede de muitas das principais empresas brasileiras. A política de planejamento da cidade, como a localização de prédios residenciais em grandes áreas urbanas, a construção da cidade através de enormes avenidas e a sua divisão em setores, tem provocado debates sobre o estilo de vida nas grandes cidades no século XX.

 

O projeto da cidade a divide em blocos numerados, além de setores para atividades pré-determinadas, como o Setor Hoteleiro, Bancário ou de Embaixadas.O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, adequou-o ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. A cidade começou a ser planejada e desenvolvida em 1956 por Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. Vista de cima, a principal área da cidade se assemelha ao formato de um avião ou de uma borboleta. A cidade é comumente referida como "Capital Federal" ou "BSB".

 

Clima e vestuário

 

Sua vegetação característica é o cerrado e há áreas arborizadas com grandes espaços verdes de gramados e flores. O clima é tropical de altitude, com verão úmido e chuvoso (de dezembro a fevereiro) e inverno seco e relativamente frio (de maio a julho). Em junho, mês do Colóquio, o clima característico é seco e frio. As temperaturas não são muito baixas nem muito altas, mas costumam variar entre a faixa máxima de 13º C a 24º C e a faixa mínima de 8º C a 18º C. Beber líquidos com frequência e usar hidratante para a pele pode amenizar os efeitos do clima seco. Ter sempre um agasalho à mão, principalmente à noite, é importante para seu conforto, pois, em Brasília, o clima varia, dependendo do período do dia. O costume da população no quesito vestimenta é bem eclético, porém, como não estamos em uma região de praias, a população veste-se de maneira mais formal, em comparação com as cidades brasileiras litorâneas. Para visitação em órgãos públicos, como a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, não é permitida a entrada de pessoas que estejam vestindo bermudas e chinelos.

Universidade de Brasília - Instituto de Psicologia

Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

Laboratório de Psicologia Escolar

Universidade do Minho - Instituto de Educação

Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho