Nossa história

O Laboratório de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da UnB, coordenado pela Profª Claisy M. Marinho-Araujo e composto por professores, pesquisadores, psicólogos, educadores e estudantes do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), é responsável por conceber e organizar, desde 2009, as edições anuais do Colóquio de Psicologia Escolar.

Esse evento teve sua gênese na disciplina Psicologia Escolar, ministrada pela Profª Claisy Marinho, que desenvolveu, a partir de metodologias ativas, forte articulação teoria e prática entre as experiências acadêmicas dos estudantes de graduação do curso de Psicologia da UnB e as atividades profissionais dos psicólogos escolares da Secretaria Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), oportunizando ampliação e aprofundamento da formação, atuação e pesquisa em Psicologia Escolar. Os frutos dessas ações eram apresentados nos Colóquios locais, que foram se consolidando como forte materialidade de produção de conhecimento por meio de ensino, pesquisa e extensão, especialmente vinculados ao Projeto de Extensão de Ação Continua Projeto Integração Universidade/Psicologia Escolar, que, desde 1995, assessora o aperfeiçoamento contínuo dos psicólogos escolares da SEEDF, oportuniza estágio supervisionado, ações de extensão universitária e de pesquisas.

A partir da edição de 2013, o Colóquio ampliou-se para tornar-se um evento de abrangência nacional. Eram muitos os profissionais, docentes, estudantes, pesquisadores que participavam com frequência.

Em 2018, para celebrar o 10º ano consecutivo do Colóquio de Psicologia Escolar, o Laboratório de Psicologia Escolar, dando continuidade à sua característica de protagonizar inovações e avanços na Psicologia Escolar, buscou a internacionalização e realizou o evento na Universidade do Minho, em Portugal. Essa iniciativa foi possível por meio de consolidadas parcerias realizadas, desde 2009, com o Prof. Leandro Almeida da Universidade do Minho, e seu grupo de pesquisa.

O Colóquio Internacional foi realizado em Portugal também em 2019, com parceria de professores, pesquisadores e estudantes de países parceiros como Espanha e Moçambique.

Em 2020, a despeito dos desafios advindos da pandemia do Covid-19 e as consequentes crises sanitária, econômica e política, o Colóquio Internacional de Psicologia Escolar foi totalmente realizado de forma virtual. Mais essa inovação na história do evento foi possível graças à resistência e resiliência do grupo de professoras e pesquisadores do Laboratório de Psicologia Escolar.

E, em 2021, com a vitalidade que caracteriza o Laboratório de Psicologia Escolar da UnB, mais um Colóquio foi realizado, no formato remoto, ainda em meio à pandemia!!!

A edição de 2022 apresentou mais uma conquista!

O Colóquio cresceu e agregou outros eventos e instituições internacionais na realização do I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, que ocorreu na Universidade do Minho, Braga, Portugal. Este Congresso, no formato híbrido, envolveu o Laboratório de Psicologia Escolar da Universidade de Brasília (UnB), a Universidade do Minho (Braga), a Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), e o Instituto Universitário (ISPA, Lisboa). Foram agregados os seguintes eventos: Conferência Internacional da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), V Colóquio Internacional de Psicologia Escolar (Universidade de Brasília), XIV Colóquio de Psicologia Escolar (Universidade de Brasília), XV Colóquio Psicologia e Educação (ISPA). Já está planejado o II Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, que irá ocorrer em Lisboa em 2024.

No entanto, em 2023, resolvemos manter nossa tradição histórica e realizar, aqui em Brasília, o XV Colóquio de Psicologia Escolar, de forma remota.

Nesses quinze anos, cada edição do Colóquio vem oportunizando fecunda integração, troca e divulgação de trabalhos de estudantes de graduação, pesquisas em desenvolvimento ou concluídas no âmbito da pós-graduação, projetos de extensão universitária, práticas profissionais, pesquisas e políticas públicas em Psicologia Escolar.

Os Anais do Colóquio de Psicologia Escolar, disponíveis em http://www.psicologiaescolar.net/anais, sintetizam as produções apresentadas e discussões realizadas nas edições passadas do evento, com participação de professores, pesquisadores, estudantes, profissionais da Psicologia, Educação e áreas afins.

O impacto do Colóquio de Psicologia Escolar para o desenvolvimento científico, tecnológico e profissional se concretiza nas participações, produções e parcerias de gestores e profissionais das áreas da Psicologia, Educação, Saúde, Direitos Humanos, Serviço Social e outras. As interlocuções promovidas pelas diversas edições do Colóquio têm influenciado fortemente a formação continuada de profissionais nessas áreas e as políticas públicas no Distrito Federal e em outros estados brasileiros, em prol da melhoria da qualidade da educação pública, a divulgação de práticas bem sucedidas, a consolidação da inclusão escolar, a garantia de direitos, a luta no combate ao racismo e anticapacitismo, a defesa das ações afirmativas, da justiça social, da conciliação, da conscientização e emancipação de muitos.

O XV Colóquio de Psicologia Escolar pretende a continuidade desses compromissos científico, ético e político, oportunizando espaço para que os participantes divulguem produção científica, ampliem saberes, discutam resultados de pesquisas, partilhem práticas, socializem e troquem experiências no campo da Psicologia Escolar. E ressignifiquem a si e ao seu fazer, por meio da circulação de conhecimento e afetos!