Convidadas

Zoia Ribeiro Prestes

Brasília, DF

Graduada em Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar pela Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou, Mestre em Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar pela Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou, Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. De 2004 a 2006, exerceu o cargo de professor assistente na Universidade de Brasília (UnB); de 2005 a 2007, exerceu o cargo de assessora técnica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Integrou a equipe técnica da Coordenação Geral de Educação Infantil do Ministério da Educação. Foi professora do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) (2010-2011) e hoje é professora colaboradora do curso de Pós-graduação em Psicologia do UniCEUB. Atualmente, é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Com experiência de pesquisa na área de Educação Infantil e da teoria histórico-cultural. Traduziu, do russo para o português, diversas obras literárias e técnico-científicas que foram publicadas no Brasil.

http://lattes.cnpq.br/1927800358488148

Fabiola de Sousa Braz Aquino

Paraíba, PB

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Doutorado em Psicologia Social (UFPB). Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social (UFPB). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Interação social e Desenvolvimento Infantil. A partir de 2012, é membro do GT de Psicologia Escolar Educacional da ANPEPP. Tem experiência de ensino nas áreas de Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento, e Psicologia Escolar e Educacional. Realiza pesquisas em torno dos seguintes temas: contextos de desenvolvimento e educação; interação social nos anos iniciais; formação e atuação do psicólogo escolar/educacional, e educação infantil. Supervisora de Estágio Supervisionado Curricular em Psicologia Escolar Educacional, em contextos públicos de educação.

http://lattes.cnpq.br/8059477511210341

Vera Lucia Trevisan de Souza

Campinas, SP

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi Coordenadora do Programa de 2010 a 2017. Possui graduação em Psicologia (1985), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua na área da Psicologia Escolar-Educacional, com interesse no desenvolvimento humano e nos processos educativos, desenvolvendo pesquisas sobre os temas: relações professor-aluno-gestores-comunidade; inclusão escolar; formação docente; valores na escola; desenvolvimento da adolescência; desenvolvimento infantil; aspectos afetivos nas práticas pedagógicas; o papel da linguagem no desenvolvimento e aprendizagem e psicologia da arte. A psicologia Histórico-Cultural é o aporte teórico adotado para as análises realizadas pelo grupo de pesquisa que coordena: Processos de constituição do sujeito em práticas educativas. Tem experiência na área da educação, em que atua como assessora de redes públicas municipais e estaduais e é avaliadora adhoc do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

http://lattes.cnpq.br/6876954243774464

Aline Beckmann de Castro Menezes

Pará, PA

Possui graduação em Bacharelado Em Psicologia (2002) e em Habilitação Formação Em Psicólogo (2003) pela Universidade Federal do Pará, mestrado (2005) e doutorado (2011) em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Possui título de especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia (2016). Tem experiência profissional na área de Psicologia Escolar no Ensino Superior (2005 a 2013), em Psicologia Clínica - Terapia Analítico-Comportamental, em pesquisa nas áreas de Análise do Comportamento e Psicologia Evolucionista e como docente do nível superior em instituições públicas e privadas. Atualmente é Professora Adjunta A2 da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará, atuando na área de Psicologia Escolar e Inclusão de Pessoas com Deficiência e Colaboradora do Programa de Pós-Graduação do Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA), vinculada à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologia Comportamental.

http://lattes.cnpq.br/8107199720875369

Please reload

Universidade de Brasília - Instituto de Psicologia

Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

Laboratório de Psicologia Escolar

Universidade do Minho - Instituto de Educação

Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho