Convidados(as)

Diana%20Mesquita_edited.jpg

Diana Mesquita

Diana Mesquita é Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. É doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Os seus interesses investigação incluem: Administração e organização escolar, Desenvolvimento profissional e organizacional, Aprendizagem profissional colaborativa de professores, Inovação Pedagógica e Curricular, Aprendizagem Ativa, Ensino Superior e Educação em Engenharia. Dinamizou, até ao momento, mais de 50 workshops dedicados à formação docente em Portugal, Brasil, Colômbia, Rússia e Tailândia. Participou em 13 projetos nacionais e internacionais, organizou mais de 20 eventos científicos nacionais e internacionais e apresenta mais de 75 publicações de artigos em conferências, capítulos de livros e revistas internacionais.   

Denise%20Ruschel%20Bandeira_edited.jpg

Denise Ruschel Bandeira

Denise Ruschel Bandeira é psicóloga, doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como professora titular, orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Coordena o Grupo de Estudos, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica do CNPq. É coordenadora do GT Avaliação e Intervenção no Desenvolvimento Infantil e Adolescente da ANPEPP. É atual diretora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde (CIPAS), órgão auxiliar do Instituto de Psicologia da UFRGS. Foi membro do Comitê Assessor de Psicologia do CNPq e editora-chefe da Revista Psicologia Reflexão e Crítica. É autora de centenas de artigos, livros e capítulos nas áreas de avaliação psicológica, desenvolvimento infantil, comportamento adaptativo e parentalidade. É pesquisadora 1C de produtividade do CNPq.

Todd Lubart.jpg

Todd Lubart

Todd Lubart é psicólogo, PhD em Psicologia pela Yale University. Atua como professor do Instituto de Psicologia da Université Paris Descartes, em Paris, França, no qual coordena o Laboratório de Cognição e Desenvolvimento. É presidente da International Society for the Study of Creativity and Innovation e um dos autores da Teoria do Investimento em Criatividade, umas das mais citadas na literatura da área. Também é autor do instrumento de criatividade EPOC (Evaluation of Potential Creativity). Dr. Lubart é um dos pesquisadores mais renomados da área de criatividade, tendo publicado centenas de artigos, capítulos e livros.

Vlad Glaveanu.jpg

Vlad Petre Glaveanu

Vlad Petre Glaveanu, PhD, é Professor Associado e Chefe do Departamento de Psicologia e Aconselhamento na Webster University Geneva, Professor Associado II na Universidade de Bergen, Noruega, e Diretor do Webster Center for Creativity and Innovation (WCCI).  Seu trabalho se concentra na criatividade, imaginação, cultura, colaboração e desafios sociais.  Ele editou o Palgrave Handbook of Creativity and Culture (2016) e o Oxford Creativity Reader (2018), e coeditou o Cambridge Handbook of Creativity Across Domains (2017) e o Oxford Handbook of Imagination and Culture (2017).  É coeditor da série de livros Palgrave Studies in Creativity and Culture para Palgrave Macmillan.  Vlad é editor do European’s Journal of Psychology (EJOP), um jornal revisado por pares de acesso aberto publicado pela PsychOpen (Alemanha).  Ele recebeu em 2018 o Prêmio Berlyne da American Psychological Association por contribuições notáveis ​​no início de sua carreira no campo da estética, criatividade e artes.

Rui_edited.jpg

Rui M. Lima

Rui M. Lima é professor associado do Departamento de Produção e Sistemas e Membro do Centro ALGORITMI - Linha de Pesquisa em Engenharia e Gestão Industrial, Grupo de Pesquisa em Produção Lean - da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal. Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados com os campos de Engenharia e Gestão Industrial (Engenharia de Produção): Gestão de Produção; Gestão de Projetos Lean e Ágil; Serviços Lean; Lean Healthcare; Educação em engenharia; Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL); Cooperação Universidade-Empresa (UBC).

Nielsen Pereira.jpg

Nielsen Pereira

Nielsen Pereira obteve seu PhD em Psicologia Educacional (Gifted and Talented Education) pela Purdue University, nos Estados Unidos. Atuou como professor na Escola de Educação de Professores e no Center for Gifted Studies na Western Kentucky University. Coordneou a seção de Populações Especiais da National Association for Gifted Children. Atualmente é professor de psicologia educacional e metodologia de pesquisa na Purdue University. Integra o corpo editorial de vários periódicos científicos na área de superdotação e tem ampla experiência na coordenação de programas de enriquecimento curricular. Em 2020 obteve o Early Scholar Award da National Association for Gifted Children.