Lançamento de Livros

imagem_1205.jpg
Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 1
Organizadoras: Adrielle de Matos Borges Teixeira e Claisy Maria Marinho-Araujo
Editora: Alínea

Práticas exitosas em Psicologia Escolar Crítica – volume 1 inaugura uma trilogia. O livro apresenta a promoção e disseminação de práticas educacionais bem-sucedidas, mediadas pela ação e pelo conhecimento psicológico, visando melhorar a qualidade da educação. O sucesso demonstrado nas práticas e inovações na formação e na atuação dos psicólogos baseia-se em uma concepção de psicologia escolar crítica que supera o atendimento individualizado a ‘alunos-problema’. Nas experiências relatadas, com avanços e desafios, destaca-se como o psicólogo escolar pode atuar de forma coletiva e institucional, promovendo o respeito aos direitos de crianças, jovens e adultos.

imagem_1206.jpg
Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 2
Organizadoras: Claisy Maria Marinho-Araujo e Izabella Mendes Sant'Ana
Editora: Alínea

A presente obra configura-se como o Volume 2, dentro de uma coletânea composta por três livros, intitulado Práticas exitosas em Psicologia Escolar Crítica. As temáticas abordadas sinalizam reflexões, possibilidades, desafios e, especialmente, experiências bem-sucedidas em Psicologia Escolar em diversos cenários de pesquisa e atuação que se evidenciam na contemporaneidade. Neste volume, as produções de docentes e pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação de várias regiões do Brasil, focalizam proposições e experiências relevantes de formação e práticas exitosas.

capa livro teorias da criatividade.png
Teorias da Criatividade
Organizadoras: Mônica Souza Neves-Pereira & Denise de Souza Fleith
Editora: Alínea

A psicologia da criatividade vem trilhando uma trajetória de sucesso em que novos modelos teóricos emergem e compõe, junto às teorias tradicionais, um rico cenário de pesquisa e conhecimentos. Um desafio se coloca para os estudiosos da área neste momento histórico: a organização, contextualização e apresentação da produção teórica sobre o tema. Pensando em alunos de graduação, pós-graduação e pesquisa, bem como nos profissionais de educação, psicologia, negócios, publicidade, arte e outros campos, decidimos escrever este livro, que apresenta seis teorias relevantes e que vêm orientando estudos sobre criatividade. Abordando tanto modelos teóricos clássicos como emergentes, Teorias da Criatividade procura mostrar, assinalando os caminhos históricos e biográficos dos autores estudados, de que maneira cada teoria entende o desenvolvimento do processo criativo e como esse fenômeno pode e deve ser potencializado nas diversas áreas das atividades humanas. São também discutidas as críticas suscitadas pelas teorias, o que, certamente, proporciona uma visão da abrangência e das limitações de cada uma, e permite compará-las com mais clareza ante suas semelhanças, divergências e apropriações. Trata-se de uma proposta inédita em língua portuguesa, uma vez que não há, ainda, nenhum material impresso ou publicado com essa finalidade. Desejamos oferecer elementos para o aprofundamento do estudo, do debate e da prática nessa área tão essencial e fascinante.

Os livros aqui sugeridos estão disponíveis no site da Editora Átomo e Alínea.

Acesse www.grupoatomoealinea.com.br e conheça-os.