Livros

Psicologia Escolar: construção e consolidação da prática profissional

É objetivo deste livro contribuir para a visibilidade de novas formas de atuação psicológica no contexto escolar. Compreendendo a escola como um lugar privilegiado do exercício profissional em Psicologia Escolar, as autoras defendem a intervenção institucional, prioritariamente o trabalho com os professores e com a equipe escolar, visando a construção de espaços de interlocução favoráveis à circulação de concepções e representações sobre o desenvolvimento humano, às estratégias psicopedagógicas de ensino e aprendizagem, às abordagens para o desenvolvimento de equipe, aos diferentes enfoques na ação relacional. Espera-se que este trabalho, além de apresentar ao leitor (psicólogo escolar ou não) fonte de reflexão sobre a formação e atuação profissionais, instigue um maior número de psicólogos ao desafio mobilizador de encontrar caminhos que ampliem o papel do psicólogo escolar e viabilizem ações comprometidas com as demandas sociais e educacionais que urgem ser respondidas no país.

Psicologia Escolar: pesquisa e intervenção

O objetivo principal deste número temático do periódico Em Aberto (INEP) dedicado, de modo inédito, à Psicologia Escolar é oportunizar visibilidade e expansão acerca das contribuições que a área pode oferecer aos contextos de investigação, de formação e atuação profissional de psicólogos, professores e demais atores educacionais, nas diversas modalidades e configurações de ensino. O grupo de colaboradores deste número é composto por dez professores e pesquisadores de oito diferentes instituições de ensino superior, provenientes de seis Estados, expressando densa representatividade da área. Além das inúmeras pesquisas, publicações, atuações, formação de pesquisadores, os autores integram um grupo de pesquisa nacional filiado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp): o Grupo de Trabalho (GT) Psicologia Escolar e Educacional. Esse GT, constituído em 1994 e reconhecido entre os de maior produção, frequência e continuidade da Anpepp, tem tido o compromisso de discutir e articular, em produções coletivas, os desdobramentos de sua atuação acadêmica e política em Psicologia Escolar, notadamente relativa aos temas que comparecem em seus artigos.

Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras

Trata-se de um livro que visa contribuir para a identificação e enfrentamento dos limites e desafios que se constituem como barreira à construção política e profissional da Psicologia Escolar, que busca sua superação por meio da presença do Psicólogo em contextos educativos, com uma visão crítica para uma psicologia voltada para a promoção do desenvolvimento humano e para a construção de políticas públicas que expressem o compromisso com a Educação, em diferentes níveis e modalidades, sobretudo, na realidade da escola pública brasileira.

Psicologia Escolar: novos cenários e contextos de pesquisa, formação e prática

Na presente obra, o foco da produção dos autores recai para os recentes cenários e contextos de pesquisa, formação e prática que se apresentam à Psicologia Escolar na atualidade, principalmente quanto: aos desafios instalados com a implantação das Diretrizes Curriculares na formação inicial em psicologia escolar; às concepções e fundamentos que embasam as práticas e intervenções dos psicólogos escolares no país; às possibilidades de ampliação de pesquisa e de intervenção em Psicologia Escolar.

Psicologia Escolar: desafios e bastidores na educação pública

A presença da Psicologia nas escolas públicas brasileiras ainda é um horizonte a ser alcançado. Precisamos olhar para além da aparência ou do desejo de alguns, ou, ainda, do extenuante trabalho de psicólogos da rede pública de saúde e agora da assistência, que são chamados a responder por uma demanda de trabalho advinda da escola. Este livro procura ir além do que está aparente. Discutir os bastidores da escola com uma perspectiva crítica nos ajudará a compor o quebra-cabeça com as peças que ainda faltam. São 15 capítulos diversos que abrangem uma gama de situações que, direta e indiretamente, envolvem a Psicologia e oferecem pistas para a formação de novos profissionais.

Psicologia Escolar Crítica: teoria e prática nos contextos educacionais

Este livro é uma tentativa de refletir sobre as práticas efetivas do psicólogo escolar de uma perspectiva crítica, com base no respeito à diversidade e nas diferentes formas culturais e microculturais, bem como aceitando o desafio de produzir discursos teoricamente densos e engajados com tais ações. De modo que, na tessitura dos capítulos, defende-se que os profissionais da psicologia precisam fazer um esforço de revisão dos conceitos e práticas que foram a tônica de sua formação básica para o enfrentamento e superação das questões que se colocam no dia a dia da relação entre o psicólogo e a escola.

Please reload

Os livros aqui sugeridos estão disponíveis no site da Editora Átomo e Alínea.

Acesse www.grupoatomoealinea.com.br e conheça-os.

Universidade de Brasília - Instituto de Psicologia

Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

Laboratório de Psicologia Escolar

Universidade do Minho - Instituto de Educação

Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho