GICAD - Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho

O GICAD (Grupo de Investigação sobre “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”) foi criado em 1992, reunindo informalmente estudantes de pós-graduação que realizaram as suas provas acadêmicas com a supervisão do professor Leandro S. Almeida. Progressivamente, o grupo alargou-se a investigadores e a parcerias de investigação, permitindo rentabilizar esforços e competências de investigadores iniciantes e seniores, promover a autoformação dos seus membros e mobilizar acadêmicos de vários países de língua portuguesa e espanhola. Com esta dinâmica, mais de meia centena de teses de doutoramento foram realizadas e mais de quatro centenas de artigos ou capítulos foram publicados!


O âmbito de pesquisa do GICAD versa as interações entre cognição-aprendizagem-desempenho, desde a infância à idade adulta, e considera a interação destes conceitos numa perspetiva desenvolvimental e ecológica. Três preocupações moldam os seus projetos: definição e teorização sobre os construtos em análise; sua operacionalização e avaliação através da adaptação, construção e validação de instrumentos; e planeamento de programas e medidas de intervenção.


A partir de outubro de 2017, ou seja, com o início de novo ano letivo em Portugal, a estrutura do GICAD será constituída por dois grupos: grupo restrito de estudantes de pós-graduação e de investigadores, assumidos como membros efetivos, que anualmente elaboram um plano de atividades e um relatório de concretização; e grupo amplo de colaboradores, formado por acadêmicos e investigadores, que serão convidados a participar em projetos de investigação e em algumas atividades específicas, nomeadamente o Seminário anual do GICAD.

Informações: www.gicad.org

Universidade de Brasília - Instituto de Psicologia

Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

Laboratório de Psicologia Escolar

Universidade do Minho - Instituto de Educação

Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho