Nossa história

 

 

 

O Núcleo de Estudos em Psicologia Escolar (NEPE) do Laboratório de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da UnB, coordenado pela Profª Claisy M. Marinho-Araujo e composto por pesquisadores, professores, psicólogos, educadores e estudantes do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), é responsável por conceber e organizar, desde 2009, as edições anuais do Colóquio de Psicologia Escolar. Tais eventos, entendidos enquanto espaços de diálogos dinâmicos e aprofundados, têm a intenção de disseminar avanços alcançados pela área, por meio da publicização das atuações profissionais, de pesquisas e de estudos nas áreas de interface da Psicologia, Educação e Saúde.

Há dez anos, cada edição do Colóquio vem oportunizando fecunda integração, troca e divulgação de trabalhos de estudantes de graduação, estudos em desenvolvimento ou concluídos no âmbito da pós-graduação, projetos de extensão universitária, práticas profissionais, pesquisas e políticas públicas em Psicologia Escolar.

O impacto do Colóquio de Psicologia Escolar para o desenvolvimento científico e tecnológico do Distrito Federal se concretiza nas participações e produções de gestores e profissionais das áreas da Psicologia, Educação, Saúde, Direitos Humanos, Serviço Social e outras. As interlocuções promovidas pelas diversas edições do Colóquio têm influenciado fortemente as políticas públicas no Distrito Federal comprometidas com a melhoria da qualidade da educação pública, a diminuição da evasão e do fracasso escolar, a consolidação da inclusão escolar, a garantia de direitos para crianças e jovens, a vinculação de medidas socioeducativas ao desenvolvimento de jovens em cumprimento da lei, a defesa das ações afirmativas.

A partir da edição de 2013, o Colóquio ultrapassou os limites do Distrito Federal recebendo inscrições e participações de diversos estados brasileiros, além de solicitações de pesquisadores, professores e associações científicas e profissionais para ampliação nacional da abrangência do evento. Esperando dar continuidade à concretização desses avanços, o X Colóquio de Psicologia Escolar pretende ampliar as fronteiras das discussões presentes nos eventos anteriores, internacionalizando as trocas e conhecimentos relacionados à Psicologia e Educação.

Em 2018, o X Colóquio de Psicologia Escolar, cumprindo sua característica de protagonizar inovações e avanços na Psicologia Escolar, inaugurou mais um espaço de trocas e intercâmbios, sendo hospedado pela Universidade do Minho, em Portugal. Junto com a celebração do 10º evento, ocorreu também o VI Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho do Grupo de Investigação sobre “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” (GICAD), coordenado pelo Prof. Dr. Leandro Almeida, do Centro de Investigação em Educação (CIEd), da Universidade do Minho. O grupo, criado em 1992, reúne estudantes, investigadores e a parcerias de investigação, “permitindo rentabilizar esforços e competências de investigadores iniciantes e seniores, promover a autoformação dos seus membros e mobilizar acadêmicos de vários países de língua portuguesa e espanhola”.

Esses eventos oportunizaram espaço para divulgar produção científica, agregar conhecimentos e experiências, discutir resultados de pesquisas, partilhar práticas, facilitar socialização e troca entre estudantes, professores, pesquisadores, psicólogos e profissionais.

Universidade de Brasília - Instituto de Psicologia

Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

Laboratório de Psicologia Escolar

Universidade do Minho - Instituto de Educação

Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho